domingo, 3 de dezembro de 2006

Ò tempo, volta p'ra trás

Acabo de chegar da capital. Até lá, pouco mais de uma hora de voo; para cá mais de doze! Nunca vi comboio mais lento... ao ponto de parar no meio de nada (à espera que algo aconteça? Era o único). Pelo menos 2/3 da viagem foram a dormir. Vá lá, nem tudo se perdeu.
A capital? A capital é a capital. Está para a Finlândia como o Porto para Portugal (O quê? A sul do Douro é mouraria! Não é nada... que eu preciso muito do Sul para saber o que vale o Norte), apesar de bem mais pequena. E ontem no kiasma (a versão finn de Serralves) descobri um achado arqueológico portuga. E reparem tanto no conteúdo como no excelente português com que brindaram os finns; estes portugas, são ou não são do Norte, carago?

E como não podia deixar de ser, os "patinhos":
De volta ao início, e porque quero que o tempo volte p'ra trás. A impresibilidade dos fenómenos atmosféricos deixou o mercado térmico de Rovaniemi de candeias às avessas (melhor ainda: de candeias apagadas...). Ò tempo volta p'ra trás porque todos querem (e eu também, sem surpresas) as temperaturas negativas de há umas semanas atrás. Confesso que é muito mais confortável sentir 20 negativos e neve pelos joelhos (quem diz -20 aguenta -30 ou -40) do que estes míseros (miseráveis mesmo) 0ºC e gelo pelas solas. Esperemos que, quando não há nuvens no céu, o não acontece há largos dias (largos dias... mentira: curtíssimos! Hoje, 3h e 28min) a possivel luz solar ajude a trazer de volta o frio e com ele a neve, caso contrário o trenó não descola e não haverá Natal para ninguém.

1 comentário:

Vida Envolvida disse...

Epá ! Não há Natal ?!
Isso é que não ser... não podes boicotar o Natal dessa maneira. Vamos fazer um acordo?
Tu liberas o Pai Natal, e eu mando-te uma francesinha cheia de molho com picante q.b.e um verdinho à maneira. Então temos acordo?

Bjs

Susana P.