segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

depois do fogo do outono, a neve do inverno

Há uns meses atrás assitimos à destruição, imolação pelo fogo, de um conjunto de esculturas de madeira e palha (a menina do forcado nem por isso... pés gelados, pés gelados!). A semana passada, coloquei-me a montante da destruição (que certamente vai acontecer. Está agendada lá p'rós finais de Abril, quando o mercado térmico pisar valores positivos) das obras d'arte e participei na competição Levitaatio. Levitaatio é uma competição, por equipas, de esculturas de neve. Este ano o tema era Either/Or, traduzido do finlandês Joko/Tai (ou em português qualquer coisa próxima de Senão/Ou. Ou o que quer que isso signifique...).
A minha equipa (não é nada minha. Eu fui só desafiado para participar. Também já era tempo de me furtar ao patrocínio das hostes!) foi organizada pela sul coreana Young-Hye. Além do Danilo, "brasuca carioca" e autor do projecto a concurso (como é bom falar português de quando em vez!), faziam parte também o austríaco Jan, e praticante de ski, e o checo Stefan, aprendiz na rampa de saltos (o gajo mais parecido, em todos os aspectos, com o anormal dos filmes Mad Max, interpretado por Bruce Spence. A cara d'um, o rabo d'outro. Incrivel!). Participar na competição foi uma graça concebida apenas a dez equipas concorrentes de toda a Finlândia (escolas de arte e design, vá, não era de toda a Finlândia mesmo!) e implicava que o júri aceitasse o conceito apresentado como proposta ao tema. Assim, passámos o fim de semana (desde as 17:00 de sexta às 15:00 de domingo) com transporte e alojamento por um valor simbólico, em Levi (umas centenas de quilómetros para norte) a esculpir e a confraternizar com os outros competidores.
O trabalho propriamente dito não foi fácil, apesar da temperatura amena, para a época, de 15 negativos! E também porque nenhum de nós havido esculpido antes, pelo menos em neve. De qualquer modo, cheios de empenho num 2º lugar, iniciamos a empreitada no sábado às 9:00 e arriámos (outra vez... onde é que esta alma desencanta estes verbos? Arriar, meus senhores! Não confundir, por favor, com arrear! Arriar é uma coisa e arrear é outra) já depois das 16:00. E sem merenda! Uma das coisas menos positivas no cubo, de dois metros de aresta, que nos saiu em sorte numa corrida a três pares de pernas atadas pelos joelhos, foi a quantidade de pequenos arbustros, pedaços de gelo (não tenho quase nada contra o gelo; a não ser que seja amarelo, o que significa que não é água... e cerveja também não é de certeza, que os finns não desperdiçam!) e, pasmem-se por favor, cócó d'auau! Pasmaram-se? Claro... Shit happens! (literalmente!)
De qualquer modo, o resultado final foi motivo de orgulho, apesar de, na cerimónia de entrega dos prémios não termos sido perdidos nem achados! P'ró ano há mais... Para registo fica uma imagem. Para aqueles com tendências mais vouyeristas a galeria do sítio oficial deve ser suficiente. Mais de mil fotos (quando estiver online. Ou assim me prometeram!) E ofereço uma garrafa de Vintage a quem adivinhar o 2º lugar. Está oficialmente aberto o 2º passatempo (aberto a todos com excepção à menina do forcado!).

3 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pelo 2º lugar!!! A "estauta" está bem mais giríssima do que a que está na galeria, que deve ser a 1ª,não??
bjocas
Nini

Vida Envolvida disse...

fonix... 15ºgrau negativos, coitado do brasuca! Como é que ele se dá por aí? Nas fotos vi um gajo de barriguinha ao léu!!Credo que arrepios!! Acho que não te vi em nenhuma, deves de andar todo camuflado!!

Bem, dizem merda é sorte, certo? Então o cócó de auau, deu-vos sorte! ;)e ficaram em 2ºlugar - Parabéns!!(li o comentário da Nini!)

Vintage cá te espero!

Bjs

Susana P.

portugalilainen disse...

Nãããã...
Nem uma mençãozinha honrosa. Duas cervejas grátis e foi um pau!
Mas, de facto, o que contou foi o convívio!
P'ró ano há mais!