segunda-feira, 23 de abril de 2007

que (puto de) trânsito

Antes de mais, sinceras desculpas pelo atraso, mas o trânsito está insuportável por estas bandas. Continuo a achar que os semáforos nas pontas das pontes não ajudam... pelo menos com as renas a não os respeitarem!

Depois da pasmaceira de Fevereiro, gelado, com trabalho chato à mistura e sem nada digno de registo excluindo as maratonas culinárias, sair daqui uma semanazinha para arejar, veio mesmo a calhar. Mais de uma dezena de horas (outra vez! Começo a habituar-me a estas secas sobre carris...) depois de sair de Roi (descobri há dias que posso dizer só "Roi" em vez de Rovaniemi) e trocar de "locomotiva" em Tampere, cheguei a Helsínquia perto das 8 da matina!
Porto gelado - Helsínquia
Havia de ser possivel embarcar às 8:30, não fosse terem-me enganado e ter ido parar ao porto errado, o porto Este. Paciência! Um finn estranho de chapéu teve a amabilidade de me perceber "cansado" de carregar as malas e achou por bem chamar um táxi. Obrigado senhor finn estranho de chapéu. Duas horas depois (já havia passageiros com algum sangue na cerveja) zarpei do porto Oeste de Helsínquia (ainda gelado) em direcção a Talin num barco (grande barco, por sinal!) da Tallink. Algures durante as 3:30 de travessia do Báltico, um EasyJet fazia-se à pista (talvez em jeito de desafio) e entregava na Estónia a menina do forcado! Um olá desde o quarto andar e que excelente recepção!
Floresta de Vidro - Museu do design - Talin
Não vou falar de como Talin é bonita ou feia (é bonita, de qualquer modo), da arquitectura ou das igrejas, ou da facilidade em encontrar cerâmica ou vidro. Dos museus, dos cafezinhos, dos restaurantes, dos bares, dos teatros, do "culto" das flores, dos carros imundos, dos bairros tipicamente russos, da ópera ou do ballet. Nããã... tudo isso e muito mais aparece nos (e-)guias p'ra turistas. Gostava antes de agradecer as dicas ao Jeca (obrigado rapaz; à tua custa passeei por um cemitério no meio da floresta durante quase 2 horas... rai's te parta mais ao cemitério!). E agradecer também à Lee, uma portuguesa de gema em serviço de voluntariado jovem, que sabe sorrir, receber, que continua genuina mesmo a 4000 km a leste do "jardim". Obrigado Lee e obrigado ao resto do "gang", em especial aos que se juntaram a nós ao jantar e à cerveja.
Depois de 4 dias em Talin, mais 3:30 no regresso ao porto gelado de Helsínquia, desta vez com quase metade dos passageiros ainda a tresandar a álcool da noite passada. São assim os barcos de domingo depois do almoço. Atracar, desmbarcar e rumar rapidinho até Asema-aukio que estava na hora de mais um comboioa até Tampere. E que comboio... ou pelo menos o jovem casal gótico, progenitor, que seguia na maesma cabine orgulhoso do seu rebento. Muita pena não ter tido coragem de os fotografar. Um passeio curtinho em Tampere pelas margens do rápido que era hora da menina voar p'ra casa. Despedidas. E novamente comboio para Helsínquia.
Uma semana inteira na TAIK numa workshop sobre "green design". Foram oferecidos 3 casos para trabalhar, cada um "patrocinado" por uma finlandesa: nokia, kone e ABB. Dos 30 participantes, 3 escolheram o menos apetecível, o caso ABB. Nenhum de nós se arrependeu. No final alguns já falavam português. Por sms, eu sei... Um português estranho, mas, ainda assim português. Ora vejam:
"Eu tive o tempo grande esta semana. Eu estou tendo a experiência verde agora assim que eu não posso fazê-la. Eu desejo-lhe todo o mais melhor."
Mais um concurso: a melhor interpretação ou re-escrita da sms ganha uma kuksa (o prémio da moda!).
Grupo ABB - Green Imperative! Workshop
Para quem for a Helsínquia vale a pena visitar a "cable factory" na zona Ruoholahti (burgo onde se encontra o centro de design nokia). É uma espécie de centro de artes que oferece desde pintura a dança.
Mais umas (já nem sei quantas!) horas de comboio, com chegada quase às 11 da manhã à capital "lapona". E daí directinho p'rás aulas sem parar na casa da partida. Tanto trabalhinho até à Páscoa que tive tempo de reprovar no 3º exame de Finn. Olen häpeä! Mutta tein mukavaa jo!
Por falar em Páscoa, a finlândia é maioritariamente Lutherana (ou Evangélica... confesso que, como não tenho ido à missa, estas coisas me escapam!), o que resulta na ausência de manisfestações religiosas na rua. Ou seja, aqui não há compasso, beijinhos no menino (nada de pedofilias!), foguetes, vinho do porto, flores no chão, tios bêbados, ronda pelas "capelinhas"... nem mesmo férias "da Páscoa"! De qualquer modo, a sexta-feira santa foi feriado (à santa sexta-feira!) assim como a segunda-feira seguinte! Aproveitei o primeiro para uma (santa) e-apresentação de projecto desde Rantavitikka até Sobrado (muito, muito obrigado ao casal Ferreira!) e a noite foi suficientemente longa para pintar ovos, ver a final do Ídolos finlandesa (a míuda finalista é meia portuguesa e cantou "solta-se o beijo", em português, claro está!), experimentar mämmi (e que espanto nos finns quando viram o portugalilainen agarradinho à colher a repetir a dose já sem creme nem açucar!), ver pmmp pela segunda vez (e conhecer a Mira pela segunda vez!), paha-kurki, doris, tivoli, after-party, yada, yada, yada...
Olh'ó pinto!
Que no dia seguinte estava a caminho de Oulu para o primeiro jogo da final de Hóquei em Gelo do campeonato finlandês. Oulun Kärpät! Gritávamos com o cachecol da praxe e a bandeira de Portugal. Com direito a "aparecer" no ecrã central e tudo! Keltä, musta! E foram campeões sem perder jogo nenhum!
Aquecimento - Oulun Kärpät!
Dia de Páscoa e segundo feriado em Tornio e Haparanda (Suécia) a fazer rachinha... rachinha! (Com a falta de palavras em Abril, e Março, "rachinha" é a palavra do mês! Funciona bem com quase tudo, desde que dita por um homem!). Duas caminhadas (uma pelo rio gelado, porque lá, o gelo ainda me aguentou!). Café no ikea. Cerveja no umpitunneli. E volta a fazer rachinha (porque não havia rachinha para fazer!). Obrigado pela garrafa de sima, a bebida "oficial" do Vappu - o dia dos estudantes - comemorado a 1 de Maio. Até lá ainda vai ficar ganhar um cheirinho...
Igreja mais feia da Suécia! - Haparanda
Vista desde a esplanda do umpitunneli - Tornio
Kemijoki há um mês atrás - Roi
Para fechar (que já me doem os dedos de escrever) fica sempre bem abordar as questões climatéricas: os dias por cá já estão com quase 16 horas e meia de sol, as temperaturas já só descem para terreno negativo à noite (de dia, ao sol, atrás de vidro, a coisa pode chegar aos 12 ou 13 graus... cuidado!), e o rio já começou a descongelar. Mas a primavera só aparece lá p'ra Maio! Aliás, o Vappu também serve para dar as boas vindas à Primavera. Parece que é uma espécie de Carnaval... Hei-de voltar ao tema daqui a umas semanas. Ou uns meses dependendo do trânsito!

6 comentários:

Miss Lee disse...

de nada!!! volta sempre que quiseres (mas antes de dezembro)! agora já há flores nos canteiros!!

portugalilainen disse...

Sim!
Provavelmente voltamos no início de Junho. Por isso reserva uma horas para nós!

João K disse...

A igreja é muito fixe!!!

Lampimampi disse...

moi

eu estou fixarola pintarola...
(thank you for asking...)

e estou a ver que falas algum finlandes
minä puhun vahan soumea myös mutta portugalia on parelpi natti!!!
ahahah

tenho de me por a monte...
nahdaan pian

Vida Envolvida disse...

Podias pedir à pessoa que pintou os ovinhos da páscoa para dar uma pintadela colorida a essa igreja!
Se quiserem comprem as tintas ao meu pai! ok?

O Julho esta quase a chegar...

Segui o teu conselho e iliminei o contador. Agora diz-me se as badalhocas francesas foram pra aí?!
Se foram coitadinhas vão-se constipar na certa, as gajas teimam em andar nuas!!

Bjs

Susana P.

Nota: Dediquei-te um post!

Anabela Magalhães disse...

Passei por aqui e fiquei cliente.
Podes crer que vou passar a acompanhar-te a vida!!