segunda-feira, 29 de outubro de 2007

loota em Riga

Já havia feito um teaser na última intervenção sobre Riga, Letónia. Primeiro convém dizer que fui lá exibir (por outras palavras, participar numa exibição... deixemo-nos de coisas: foi a primeira bienal de design de Riga) o projecto em que estive envolvido (também já aqui falei dele... tem um videozinho e tudo!) há um ano em Rovaniemi, sob o auspício do Only Planet da Nokia. Correu bem. Quero dizer, já não tenho paciência para me chatear muito... e como era a primeira empreitada para a organização, o relaxado e sereno portugalilainen perdoou tudo!
A menina do forcado acompanhou-me e, com a Liisa, uma das finns do projecto, e a Young-Hye, a coreana do outro trabalho, estivemos 3 dias a "massacrar" o staff para que a loota se apresentasse como não havíamos planeado... sim, "mea culpa", mas o planeado acabou por sofrer algumas melhorias não previstas (que diabo, se é para melhorar, que interessa se estava "previsto"?)

O evento teve lugar num espaço/zona suspeitos... um
porto abandonado, em concurso para recuperação urbana, que alguém tratou de classificar de alternativo (ou o que quer que isso signifique). Primeiro tive receio da falta de rigor, mas, quando a ministra da cultura letã (ou letona? Alguém me ajuda?) surgiu na inauguração a discursar... continuei com receios! Receei que aparecesse a fulana desnudada a correr pelo palco, como havia feito há uns anos, num jogo da bola contra Portugal. Não apareceu. O que não quer dizer que a inauguração não tenha sido atribulada: os convidados invadiram o espaço da inauguração antes do previsto (quem abriu a porta à Berta?) e, literalmente foram enxotados para fora, quer se tratasse de ministro, jornalista ou "olheiro"... Cumpridas as formalidades que se impunham, lá invadiram o espaço novamente e era vê-los a "mudarem" de sala quando lhes cheirou a tintol! Exposição? Bienal? Design? Ah... interessa é vinho!
Depois da inauguração a exposição lá ficou por 3 semanas. Já me confirmaram que tudo acabou bem. E se tudo acaba bem...

Quanto aos letões, a herança russa parece-me-lhes (a mim e a eles) muito presente. Para o bem e para o mal. Os "bem" que vi foram o mercado (visitado diariamente!) e a arquitectura embriagada de história. Os "mal" são a falta de simpatia e educação de uma fracção menos jovem... quem os pode censurar? Nada que não se suporte. Mais difícil de suportar são as meias horas de espera em qualquer restaurante.

Se para mim Riga é o que foi, para outros Riga será a melhor cidade do Báltico para despedidas de solteiro. Sim, despedidas de solteiro (com ênfase no solteiro) a julgar pela quantidade de companhias (e massagistas) femininas oferecidas e publicitadas nos guias oficiais. Ou seja, é oficial! A qualquer hora.

Como de costume, e para que não digam "fogo, só escreve. chato d'um caneco!", seguem-se as imagens da temporada.
a zona artística, alternativa, onde a bienal se realizou

os laureados que foram a concurso

video
o sax da inauguração

o vinho

o efeito do vinho
(e assim se escreve em bom letão)

a loota em destaque

a julgar pelos preços, não se pode ser cão em Riga

o mercado

o casamento

a catedral

a vista aérea

o postal

6 comentários:

Teea disse...

Só respondendo rápido ao seu comentário; nem sei se posso ir a San Sebastian por causa de falta do tempo, então se for para lá, fico na cidade mesmo... aqueles "detalhes" ficam para próxima... agora é mais um passeio rápido em Bilbao. Não sei se sabe, mas não sou muito a viajar com pressa para um cantinho ao outro ;)

beijos, ótima semana! (depois leio seu post melhor...)

Miss Lee disse...

um mulher da Letónia é Letã!! Dada a ajuda, fica a duvida: E uma mulher da Estónia é Estona ou estoniana?? Ando há uns meses para perceber...

Teea disse...

Acho que estoniana...

Bom, eu não fiquei com muita vontade de conhecer Letónia depois do seu post, mas também não encontrei nada no google com "Pasaia Bonidane"... é uma vila bem secreta?!

bjos!

Vida Envolvida disse...

... mas afinal havia tintol!!
Depois de entornar algum tintol, a prespectiva do Desin fica bem diferente!

Fica bem :)

Bjs

Susana P.

Teea disse...

Sobre o jogo Portugal-Finlândia... fui quando teve Finlândia-Portugal aqui em Helsinque, setembro de ano passado. Vesti cachecol de Portugal etc. Os meus colegas (de trabalho) sentiram uma vergonha enorme de mim, rsrs.

Beijos, bom final de semana para vocês!

ps. Aí já tem neve? aqui só chuva, e muita chuva mesmo!

Vida Envolvida disse...

Ouve lá, tu fazes post grandes, mas tb só fazes um por mês!?!

Vê la se publicas o de Novembro.

Bom fim de semana ;)

Bjs

Susana P.