sexta-feira, 25 de julho de 2008

sebastianar!

Uns dias antes das bombadas de sexta (ou da sexta de bombos), um Amigo perguntava-me como explicar a outros o que é uma vaca de fogo; como explicar o espírito dos bombos e o da marcha alegórica; como descrever o sentimento do "romeiro da casa" quando a banda toca o Hino ou a Gandarela... Como explicar a alguém o que são as Sebastianas (ajoelhem-se pagãos!). Nem eu sei caro Xôr Ferreira!Fui ao dicionário procurar o verbo sebastianar. Não encontrei nada.
Assim, faz como eu: diz-lhes (a outros) que é assim há muito tempo; que para nós, até o profano é religioso: porque lá estamos sempre, desde sempre; que as festas são da comissão (exaltem-na romeiros!); para todos, do povo para o povo; feitas de sangue suor e lágrimas e oferecidas (oferecidas, seus ingratos!) e que todos são bem-vindos (raios... agora com o acordo não sei como se escreve: se com hífen se sem hífen... adiante), todos sem excepção, pese embora às vezes pareça que não. Para o ano, Xôr Ferreira (as maiores felicidades, "quasi-festeiro") podes sempre voltar a dizer o que todos vamos dizendo (a outros): sejam bem-vindos (outra vez o acordo, carago...).

Como sempre, desde sempre, fui sebastianar. Voltei a manchar a pele (a minha e a do bombo) de sangue, que depois de começar a "bombar", as mãos já não são minhas, o bombo já não é meu, eu já não sou meu; todos somos um catrapumpum e pertencemos (entregamo-nos!) ao ritmo diabólico e infernal das nossas arrufadas... Até que não haja mais noite. Ou não caiba mais cerveja! São assim as sextas de festas! Que a festa já começou uns dias antes, e continua no sábado, e no domingo, e na segunda, e na terça.
E volta p'ró ano. E nós também. Voltamos para a Rotunda do Bombeiro (ou por lá perto) ver e ouvir o fogo de artifício, para a barraca do Moca beber umas cervejas, mas, para longe de S. Francisco que começa a ser impossível "apreciar" o corso naquela curva!
Como não andei de telemóvel em punho fui ao YouTube "sacar" uns vídeos que editei (fiz uns cuts aqui e ali sem pedir autorização aos autores - mea culpa) que deixo aqui para os outros (que nós estivemos lá!)


Gandarela (excerto), pela Banda de Freamunde
(Editado. Utilizador youtuve: freamundense1975)


Marcha Alegórica - bombos
(Editado. Utilizador youtuve: lagutrop1)


Haja alegria. Allez!
(Editado. Utilizador youtuve: lagutrop1)


E quando parece que 'tá acabado...
há ainda força mais mais uns arrufes!
(Editado. Utilizador youtuve: freamundense1975)


E dura, dura, dura...
(Editado. Utilizador youtuve: freamundense1975)


até à Vaca. Olh'á Vaaaaca!
(Editado. Utilizador youtuve: freamundense1975)


E a melodia que nos leva até 2009
(Editado. Utilizador youtuve: freamundense1975)

Ó Freamunde e ó Festas Sebastianas,
p'ra quem vos vê, vós sois um espelho.
Ó lindas Festas, criastes a fama,
vós sois as melhores festas do concelho!

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Ah, sebastianaste mesmo!!! Kakakakaka... eu esqueci-me completamente de te ir ver! Mas também acredito que no meio de tanta bombada não deste pela minha falta! :D
Beijocas para os dois

portugalilainen disse...

Não for acaso que me lembrei de ti... mas não a tempo de te "recordar"!

Não te preocupes. P'ró ano (todos os anos) há mais! :D

Beijos dos dois.