quarta-feira, 4 de junho de 2008

parabéns!

Ah pois é. Parabéns a mim mesmo e à minha mãe que há 32 anos atrás teve a feliz ideia (eu sei que nem todos partilham do mesmo entusiasmo. Mas isso faz-me acreditar ainda mais que a ideia foi, de facto, feliz!) de me dar (à) luz. Parabéns também ao meu pai que desde a fecundação (segundo a minha mãe) tem sido um bom pai para mim (segundo eu!). Obrigado menina por me lembrares hoje ao acordar este dia de graça (eu estava convencido que seria amanhã!).

Mas hoje é também dia de "assumir" uma nova fase que passa por um afastamento da Finlândia e um estreitamento com a Noruega. É público (se não o for, será) que "admiro" a tal de finnishness (como me orgulho da nossa portugalidade). Ainda não descobri a alma dos viks (por falta de experiência?), ou ainda não me apaixonei por ela (a alma), mas nem só por paixão às almas me movo; movo-me também por paixão a mim mesmo, qual Narciso!
Quero com isto fazer uma vénia, ao bom estilo medieval, à
finnishness e esperar que a vikingness me afecte do mesmo modo! Elas, estas -ness, não são diferentes em tudo: as duas consomem quantidades industrias de álcool ao fim-de-semana com o objectivo único de se "inconsciencializar" (não acho mal, mas não pactuo), as duas pensam green (o que me agrada bastante), as duas são honestas, nas duas se cultiva o respeito e a igualdade (que tanta falta que faz na portugalidade). Mas há também diferenças substanciais: no país dos fiordes (os de cá) o "pôbo" é alegre, social, "latino", fútil, mimado; no país dos milhões de telemóveis (os de lá) aprecia-se o silêncio e a sauna, as portas abrem sempre para fora e as chaves das fechaduras só existem ali, cultiva-se a distância e a própria finnishness.
Ainda assim, todos, em algum ponto, têm razões de queixa. Eu gostei muito, muito, do modo como os de lá resolveram reclamar ao mundo (o mundo deles, claro está: para eles as coisas não se estendem entre o certo e o errado; estendem-se entre a finnishness e o todas as outras -ness, sejam elas quais forem). Não deixa de ser excelente auto-retrato (das gentes de Helsínquia).

HYVÄÄ SUOMI!


Helsinki Complaints Choir

Aviso à navegação: vou estar uma semana (com a menina) em Junho (19-25) pela nossa Lusitânia e outra (sozinho) em Julho (10-14) para sebastianar. As inscrições para café estão abertas!

6 comentários:

Cbabo disse...

PARABEEENNNNNSSSSSS
Hoje de manhã, lembramo-nos (eu e a Patricia) que era o dia da Festa do Risol.
Muitas Felicidades e beijinhos com saudades para ti e para a menina.

portugalilainen disse...

Muito obrigado por se terem lembrado!
Já agora gostava de saber as vossas datas para poder retribuir...

Beijos também para ti e para a Paty, meus e da "menina".

Miss Lee disse...

heya!! parabéns Zé! espero que tenhas festejado com um bom bolinho de bacalhau!!! eh eh
beijinhos e abracinhos!

portugalilainen disse...

Heya, sim senhora Lee!

Muito obrigado pelos parabéns e pela visita.

Beijinhos p'ra ti também!

Anabela Magalhães disse...

Muitos parabéns atrasados.
Combinamos alguma coisa para essa semana?
Um jantar na Barca?
Bjs

portugalilainen disse...

Muito obrigado pelos parabéns e pelo convite, Anabela. Quanto ao jantar, com pena minha, não me vou comprometer que o tempo escasseia. Mas um cafézinho pelo Marco está garantido...

Beijos para a Barca ;)