domingo, 1 de fevereiro de 2009

o segredo

Não. Não tem nada que ver com "filosofias" de vida, livros ou filmes. Este é outro segredo. Bem importante para mim (perdoem-me o egoísmo!). Bem, para mim e para quem trabalha no mesmo edifício.
Nas pequenas empresas com instalações independentes, uma mesa de reuniões pode ser mais do que suficiente para os 30 minutos de pausa para o almoço (sendo que o substantivo aqui está reduzido ao seu significado norueguês, entenda-se). Assim, alguém se encarrega de fornecer aos comensais 2 ou 3 fatias de pão, uma "mantequilla", 2 ou 3 fatias de queijo castanho (uma "aberração" nacional), café com fartura. Os mais atrevidos podem ainda aventurar-se na lata de cavala em conserva do dia anterior ou até mesmo "pecarem" à sexta-feira e incluírem uma fatia de bolo de marsipan. "Na loucura" o estômago só se pronunciará lá p'rás 4 tarde, anunciando o jantar (que aqui se diz middag, literalmente meio-dia. Percebe-se).
Nas grandes empresas, ou nos edifícios que albergam várias empresas, há normalmente uma cantina (ou espécie de). É isso que acontece comigo. Há uma espécie de cantina, pequena, disponível das 9 às 15, com o período de almoço dividido em 2 partes de 30 minutos cada. Eu vou à segunda (12:00-12:30). Numa cantina há sempre qualquer coisa além de fatias de pão e brunost. Por exemplo, sei que tenho hambúrgueres às segundas, salsichas às sextas e que às quartas o melhor é mesmo ficar pelas saladas...
Cada prato, acompanhamento, ou "ingrediente", tem um preço: uma fatia de pão 4 coroas; um copo de sumo 5 coroas, um ovo estrelado 9. A "banca" das saladas tem 10 a 15 ingredientes; a "banca" dos "quentes" nunca tem mais do 3: o prato e dois acompanhamentos ou 2 pratos e 1 acompanhamento. O processo é sempre o mesmo: prato numa mão, e toca a enche-lo para o almoço (aqui mais próximo do significado latino!). Duas "pazadas" de puré, 2 salsichas do tipo "viena", umas alfaces, cenoura, cogumelos...
E agora, o SEGREDO: depois de vários meses de rigorosas pesquisas e investigações, depois de cuidadosamente analisar os depoimentos de vários intervenientes, e um cálculo altamente sofisticado realizado por entidades independentes e outras diligências do domínio secreto, concluí que o preço final é um segredo que só a "senhora da cantina" detém. É que 2 pratos com exactamente os mesmo ingredientes e quantidades, vendidos um atrás do outro resultam normalmente em preços substancialmente diferentes. Assim, a fórmula por detrás do preço é muito próxima da seguinte:

ingrediente X quantidade X cara do cliente X momento X disposição da "senhora" + 'x'

Sendo que 'x' é a variável que permite "ajustar" o preço final para a coroa seguinte quando o resultado inclui meia coroa; tipo: 42,5 são 43 e jamais 42! São servidos?

Sem comentários: