sexta-feira, 21 de março de 2008

mudar d'ares...

Março... hoje é o dia perfeito para dizer: tanto durmo como faço! É um dia especial, por isso. E porque é Dia Mundial da Árvore e da Floresta, e porque, mais hora menos hora, é por estes momentos que a Primavera se nos apresenta, ou ainda porque, e voltando ao provérbio, é dia de equinócio.
Para mim estas são só razões secundárias... este dia é especial porque hoje volto aqui ao portugalilainen para falar, também, do
portugisisk! Ah pois é. O portugalilainen mudou-se novamente para terras viks e a menina do forcado acompanha-o, a marota!
As últimas andanças laponas foram para tentar pescar o-que-quer-que-possa-nadar-debaixo-de-meio-metro-de-gelo (logo que consiga umas imagens da figurinha, volto ao evento) e, naturalmente, apreciar em modo especial algumas "finnishenesses", entre elas, a instituição
sauna.
Temperatura e humidade à entrada.
(curiosidade: é normal a temperatura pode subir acima dos 120 ºC)
A cerveja estava, como convém, fresquinha!

De resto, fui brindado com outra instituição nórdica, uma
aurora borealis de se lhe tirar o chapéu (esmerou-se e brindou-me com coreografias arrojadas), aquém da minha estreia em Outubro de 2006, mas, ainda assim superior às de Tromso. Muito bom!


Ainda deixei bacalhau ao amigo
finn (espero que o consiga "dominar") e fui a tempo de preparar umas rabanadas saborosas para emprestar um pouco de portugulidade a um "lanche" amavelmente oferecido por uma numerosa família local (5 filhos e mais se projectam para o futuro).
À saída de Rovaniemi, pese embora o branco dominar totalmente a paisagem, as temperaturas pisaram terreno positivo e, em Março, isso significa a (pseudo-) despedida do Inverno e o início de uma espera tortuosa até que se possa de facto sentir a Primavera (lá para meados de Maio).
O sol "rasteirinho" sobre o Kemijoki gelado, onde se anda
(lentamente)


ou se esquia
(mais depressa)

ou se conduz uma "
snowmobile"
(ainda mais depressa!)

de preferência aproveitando o sol que em Junho deixará de se pôr!

Sobre os dois dias em Helsínquia, a viagem até Arendal na Noruega, e o -enésimo (re-)encontro com a menina do forcado, minha "patroa", prometo actualização até ao dia de Páscoa. Assim, boa Páscoa, happy Easter, hyvää Pääsiäistä ou god Påske, consoante a preferência de cada um!

3 comentários:

Anónimo disse...

que mariquice... nem chega aos 100 graus... pfffffffff... SUECOS! :D

uma vez na casa de campo distraí-me a pör lenha... mas como estava sentado no 1.o degrau nem dei por nada, mesmo vestido. quando me levanto "POOOOOOOOOOORRA! GANDA BAFO!" olho para o "temperaturómetro"... tava a bater nos 120!

e pensei "... tava aqui tava a entrar em excesso de velocidade..."!

claro que näo mais lenha foi metida durante horas... e sofri a bom sofrer a cada gotinha de H2O!
Mas isso é que é de home! :D

portugalilainen disse...

Xôr nazi das saunas: com que cerveja controlaste o excesso de velocidade?
(só quero tentar adivinhar em que campo tens casa...)

Anabela Magalhães disse...

Já não vou a tempo de vos desejar uam boa Páscoa porque andei por terras de Marrocos, mas não faz mal... desejo-vos uma boa vida.
Beijocas.