3 fins de semana mais tarde, voltamos a Arendal, desta vez para visitar uma amiga que "partiu" as costas durante numa "voltinha" de barco no final do NGP, ela que faz parte da organização. Não passará o resto da vida numa cadeira de rodas, mas não escapa de uns meses deitada.
Aproveitamos a visita para receber o S.S. Styrbjørn, um dos últimos e o mais forte rebocador a vapor a operar na Noruega, a 2 anos do seu centenário. Foi recuperado durante 20 anos exclusivamente por voluntários, quase todos na segunda metade da vida. Um desses voluntários, o home-do-leme, visita frequentemente Portugal, tanto que "arranha" português suficiente para manter um diálogo. Obrigado pelo convite. Fica aqui a homenagem ao responsável por carregar 300 Kg de carvão por hora na caldeira, um sénior de 78 anos. Notável!
Paremos agora, literariamente , em Kristiansand. É a 5ª maior cidade Norueguesa. A cidade floral. Um quilómetro quadrado de ruas ortogonais (o centro). Comparável a Vila do Conde, pelo rio, pelo mar... mas com muito menos praia. Mais uma cidade, para nós, temporária (Kongsberg à vista!).
Para aqueles que soltam expressões de espanto quando se pronúncia "Noruega", do género "deus ma libre... que frio! credo!" ou "ah... e lá não é sempre noite? E frio? Sempre com neve?!" ou "... da-se! Não matei ninguém p'ra ir p'ró árctico!" aqui fica a transcrição ipsis verbis de um e-mail que recebi há dias de um luso a viver numa cidade aqui do sul.
Como vai a vida por ai?
O trabalho vai bem e assim? e o verão quem diria.
Estou com um bronze do caneco... parece que estive no algarve, tenho à praia todos os dias nas últimas duas semanas. espectaculo...
A semana passada foi menos simpática, com os dias mais nublados e com a areia frequentemente molhada. Mas, a julgar pelas previsões, teremos ainda muitos dias para morenar a este sol que, para os mais incautos (ou distraídos... ou dorminhocos) pode deixar escaldões significativos. Eu que o diga! Para não arriscar, mais uns dias e deixo Kristiansand...
Sem comentários:
Enviar um comentário